Escreva como você faz design

Claudia Bär
3 min readAug 25, 2023

Há muito tempo defendo a opinião de que escrever é crucial para o design. Infelizmente, não pratiquei isso. A escrita não teve muita prioridade enquanto eu frequentava a escola de artes e continuou sendo uma preocupação pequena no início da minha carreira. Levei minha escrita a sério quando minha esposa começou a editar as postagens do meu blog. As primeiras vezes foram difíceis. Eu errava em coisas básicas — e não conseguia me fazer entender. Ironicamente, o design é justamente sobre se fazer entender.

Colagem contendo uma fotografia de uma mulher desenhando com pincel. Ao fundo, recortes de revistas e textos.
Colagem criada por mim, com images do Canva e Rawpixel.

Não estou sugerindo que a comunidade de design não considera a escrita importante. Apenas é tratado como algo à parte. A estética do visual e do textual vai continuar desconectada até que isso mude. Escrever é design. Não existe uma separação.

Designers dedicam longas horas ​​para tornar suas soluções mais elegantes. Entendem a importância dos detalhes. Prezam pela clareza e simplicidade. Nem sempre o mesmo ocorre quando o assunto é a escrita. Dieter Rams publicou os 10 princípios do design que orientam a prática. Abaixo, está uma derivação desses princípios para ilustrar como a escrita e o design são, com frequência, a mesma coisa.

Uma boa escrita é focada em quem lê

O conteúdo da sua escrita, estilo e formato deve beneficiar todas as pessoas que o lêem. Publicar um conteúdo para cumprir com um calendário, aumentar o tráfego ou apenas reclamar, desperdiça o tempo delas.

Uma boa escrita é confiável

As pessoas precisam saber que o que elas lêem é honesto, verdadeiro e justo. Escrever sem qualquer uma dessas qualidades corrói a credibilidade e a confiança.

Uma boa escrita é útil

A escrita tem impacto limitado se as pessoas não conseguem se identificar com o assunto. E se não conseguem se relacionar com ele, não podem “usá-lo”. Informar é pré-requisito, capacitar é o ideal.

Uma boa escrita é discreta

A escrita não precisa ser complexa para ser inteligente. Comunique com as palavras mais precisas e simples.

Uma boa escrita é focada

Um bom texto se concentra no assunto. Tangentes diluem e criam confusão.

Uma boa escrita fornece novas informações e perspectivas

A escrita deve ter algo útil a dizer. Abordar um assunto sem nada de novo para compartilhar não ajuda ninguém. Melhor direcionar as pessoas para um artigo bem escrito do que duplicá-lo.

Uma boa escrita é esteticamente agradável

O conteúdo deve ser gostoso de ler. O significado das palavras deve ter tanta beleza quanto sua representação visual. Uma tipografia bem executada sem uma escrita bem executada não faz sentido.

Uma boa escrita é bem elaborada

Erros de digitação e gramaticais são inaceitáveis. Quem escreve deve se esforçar para oferecer uma experiência de leitura tecnicamente perfeita.

Uma boa escrita é sucinta

Toda palavra escrita deve ter um propósito. Qualquer parágrafo, sentença ou palavra sem importância desperdiça o tempo de quem escreve e de quem lê.

Uma boa escrita resiste ao tempo

As tendências podem influenciar o assunto e a linguagem, mas ideias não devem ter prazo de validade.

Comunicar ideias foi e continua sendo o objetivo principal do design. Os designers fazem um esforço considerável para traduzir emoções, processos e conceitos complexos a partir de abstrações visuais. Esses esforços têm mérito e dão resultado. No entanto, uma frase simples e bem escrita costuma ser mais eficaz.

Texto originalmente escrito e publicado por PJ Onori.
Traduzido para português, com autorização do autor, para torná-lo acessível ao público brasileiro.

--

--

Claudia Bär

Lending words to products to shape better human experiences. Currently working @ Saventic Care.